RISER VERTICAL INSPECTION TOOL

Cliente: Petrobras/CPTI

Equipamento para inspeção em riser vertical utilizando tecnologia de ultra-som e estudo de viabilidade técnica para detecção de trincas.

Seu objetivo é entregar uma ferramenta única capaz de inspecionar risers verticais de perfuração em campo, isto é, sem que seja preciso desembarcar os risers em terra para realizar a sua inspeção de integridade.

A prospecção de petróleo em águas profundas é uma área de excelência da PETROBRAS, que detêm sucessivos recordes de perfuração e exploração. No entanto, muitas vezes a tecnologia associada à exploração nesse nível deve ser adaptada e desenvolvida para melhor atender às necessidades brasileiras.

Durante a perfuração de um novo poço, utiliza-se um riser vertical que serve como canal para o tubo de perfuração. O riser é montado entre o BOP (Blow Out Preventor) e a plataforma, sendo suspenso no topo para previnir a flambagem devido ao próprio peso.

Ainda assim, o riser estará sujeito à forças das correntes marítimas, movimentos da embarcação e outros estresses mecânicos capazes de causar danos ao equipamento. Portanto, além de uma análise cuidadosa durante o projeto, o riser deve ser inspecionado periodicamente.

Como o riser pode ter um tamanho final de alguns quilômetros, ele é composto por diversos segmentos, que são transportados, desmontados na embarcação e conectados durante a operação.

O procedimento tradicional de inspeção implica no transporte de todos os segmentos para terra onde eles podem então ser examinados individualmente. A opção tradicional é um processo caro e trabalhoso, pois a inspeção é feita nos segmentos um a um, este procedimento significa uma grande perda em tempo de operação e logística.

O objetivo do RVIT é realizar a inspeção do riser na própria plataforma, enquanto ele estiver com os seus segmentos montados. A inspeção é feita de uma única vez, na coluna vertical do riser, utilizando um PIG com tecnologia de ultra-som.

Neste projeto, a Minds at Work foi a responsável pelo desenvolvimento do sistema de aquisição, controle, operação e análise de inspeções feitas pelo RVIT. Trata-se do RTScan, sistema que permite operação offline e em tempo real.

A Minds at Work participa deste projeto em conjunto com a PETROBRAS e com o CPTI, contribuindo com o desenvolvimento do seu software e de tecnologia nacional de ponta, permitindo ao país explorar reservas de petróleo em águas cada vez mais profundas sem abrir mão da segurança operacional, necessária à preservação do meio-ambiente.