MOPI

Cliente: Pipeway

Ferramenta para Gestão da Integridade de Dutos

Resultado de uma parceria entre a PipeWay Engenharia e a Minds at Work, nasceu o MOPI, ferramenta de gestão de conhecimento e suporte à decisão em análise de integridade de dutos, que permite o acompanhamento da evolução da integridade de linhas de transporte de fluidos (tais como Petróleo e Gás) desde o momento de sua construção e habilitação, passando pela sua fase de operação, registrando problemas encontrados, intervenções e reparos efetuados de forma a prover insumos para tomada de decisão e gerenciamento dos riscos envolvidos.

Como funciona?

Uma linha de transmissão de óleo e gás está constantemente exposta às mais variadas intempéries, tais como efeito de processos corrosivos, altas pressões, atritos, dilatações, além de extremas variações de temperatura e de pressão. Tais agressões acabam por gerar anomalias nas tubulações, que podem representar riscos à operação.

Anomalias são a principal causa de vazamentos, e sua severidade deve levar em conta não só fatores físicos (como dimensões) mas também fatores externos tais como a área em que o duto atingido está situado (uma anomalia próxima a áreas mais populosas ou reservas ambientais pode representar um risco inaceitável).

A fim de localizar as anomalias, periodicamente são realizadas inspeções nas linhas. Após a realização de uma inspeção, um relatório contendo o estado da linha é gerado (como uma “foto instantânea”).

Ter conhecimento sobre a evolução das anomalias ao longo do tempo é muito importante para o operador de uma linha. Com isso, ele terá informações que podem ajudá-lo na tomada de decisão, como por exemplo:

  • Existe alguma tendência na ocorrência de corrosões ou trincas próximas as soldas circunferenciais, na linha de 6h (que corresponde à parte mais baixa de um duto), em determinados trechos?
  • Quais foram as medidas tomadas para controlar o risco de uma dada anomalia?
  • Anomalias reparadas recentemente voltaram a aparecer?
  • Qual é a taxa de corrosão da linha? Quais são os trechos mais críticos?
  • Quais são as anomalias mais graves identificadas?
  • Quando deverá ser a nova inspeção de uma linha?

O MOPI é um sistema de gestão do conhecimento capaz de dar suporte à organização de todo o conhecimento obtido ao longo da operação de uma linha, tais como as inspeções realizadas, as anomalias encontradas, a evolução de anomalias, a análise, segundo diversas normas e decisões tomadas pela operadora, de forma a possibilitar um rápido acesso ao conhecimento.

Onde está instalado?

O MOPI vem sendo usado com bastante sucesso não só no Brasil, mas em diversos países do mundo tais como Argentina, Bolívia, Colômbia e Cuba.

A Minds at Work cria e exporta tecnologia nacional de ponta, possibilitando a exploração de reservas de petróleo sem abrir mão da segurança operacional, necessária à preservação do meio-ambiente.

Clique aqui para baixar o descritivo deste projeto!